Ao todo, 11 compradores internacionais visitarão a Office PaperBrasil 2011 - 25ª Feira Internacional de Produtos, Suprimentos e Acessórios para Escritórios, Papelarias e Escolas, que acontece entre os dias 22 e 25 de agosto no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.
Os importadores convidados pelo Graphia – programa de estímulo às exportações da indústria gráfica promovido pela Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – são grandes distribuidores ou lojistas de grande porte, oriundos de países considerados estratégicos para o setor: Portugal, Estados Unidos, Angola, República Dominicana, Costa Rica, Equador, Guatemala, México e Honduras.
Segundo Wagner Silva, gerente do Graphia, o principal objetivo do programa é diminuir a sensibilidade da indústria gráfica às variações cambiais. Em 2006, por exemplo, com o dólar acima dos R$ 2,00, o setor teve superávit de US$ 64,46 milhões na balança comercial. No ano passado, com o dólar valendo em média R$ 1,76, as importações de produtos gráficos superaram as exportações em US$ 160,64 milhões – mesmo que estas últimas tenham registrado um aumento de 13% (US$ 248,97 milhões) na comparação com 2009.
“A forma de contornar esta realidade é buscar mercados aptos a consumirem produtos com maior valor agregado”, explica Silva. “A escolha dos países convidados pelo Graphia para a Office PaperBrasil Escolar 2011, definidos no planejamento do convênio com a Apex-Brasil, vem ao encontro desta estratégia”. Por valor agregado, Silva cita produtos com apelo de sustentabilidade, que têm grande aceitação no exterior.
Durante a feira, os compradores convidados cumprirão uma agenda de visita aos estandes de duas empresas expositoras que integram o Graphia, a Jandaia e a Confetti, e terão reuniões no pavilhão com outras empresas integrantes do Graphia. O restante do tempo será utilizado para conhecer a Office PaperBrasil Escolar e estreitar relação com os demais expositores.
Além dos convidados pelo Graphia, a feira recebe a cada edição centenas de compradores internacionais, que vêem à feira espontaneamente, atraídos pelo grande reconhecimento que o evento goza no exterior e pela possibilidade de fazer negócios com os fabricantes brasileiros.
A Office PaperBrasil Escolar abriga também um grande número de expositores internacionais – vindos de países como Alemanha, Argentina, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia, Itália, México, Paquistão, Peru, Tailândia e Taiwan – que veem o Brasil como o principal mercado da América Latina e uma porta de entrada para os demais países do continente.
Office PaperBrasil Escolar-Ao completar 25 edições em 2011, a Office PaperBrasil Escolar, promovida pela Francal Feiras, é o maior evento de negócios das Américas – e o segundo maior do mundo – para o segmento de produtos e serviços para escritórios, papelarias e escritórios.
Nesta edição, a feira reúne mais de 350 empresas de produtos, equipamentos e acessórios para escritórios, suprimentos de informática, materiais e móveis escolares, livros didáticos, pedagógicos e infantis, itens de papelaria e impressos em geral – entre muitos outros itens, numa área total de 60 mil m². A expectativa dos organizadores é superar os 42 mil profissionais que visitaram o evento em 2010.
Fonte:
Portal Fator Brasil