Vocês já se perguntaram o que faz uma gráfica faturar mais, ou estar entre as melhores? Se formos responder a esta pergunta, vamos chegar à conclusão de que não existe uma receita de bolo, que vai transformar sua gráfica num sucesso do dia para a noite. O que existe são pequenas coisas, que se bem realizadas, vão trazer bons resultados. Entre elas está o Plano de Negócios, que é composto dos fundamentos básicos, que são: importância do cliente (portanto equipe de vendas), inovação (portanto tecnologia), gestão de pessoas (portanto implantação de Normas e Procedimentos), visão de mercado e organização interna (custos, pré e pós-cálculo, P.C.P., produção, etc).

Que importância o cliente tem na sua gráfica? A cultura da importância do cliente para a empresa não pode ficar apenas no discurso. É preciso ir além. É preciso entrar na cultura do cliente e na dos funcionários da sua gráfica. Ou você acha que o cliente não percebe a diferença de tratamento que ele tem de uma gráfica para a outra? Hoje mais do nunca, as pessoas buscam ser tratadas diferentes. Buscam o diferencial de atendimento. Outro ponto muito importante é mensurar a quantidade de clientes que você perde. Em geral, não olhamos para isso, queremos apenas saber quantos novos clientes cotaram conosco hoje. Mas os clientes que nos deixam, dificilmente voltam.

Você sabia que muitos dos novos tipos de impressos, ou acabamentos vêm das agências de propaganda ou dos clientes? E elas estão diretamente relacionadas com as mudanças do mundo e com a capacidade ou falta de capacidade que nós temos de acompanhar estas mudanças. A capacidade de mudarmos nossa maneira de atender ou de acrescentar alguma novidade como, por exemplo, dados variáveis, ou hot-stamping com relevo, pode ter um melhor resultado amanhã. O maior inimigo da nossa gráfica é a nossa zona de conforto. É ela quem nos impede de assumir mais riscos, de aprender novas habilidades e de apresentar novas idéias. Você pode inovar no seu jeito de atender o cliente, ou ainda na sua tecnologia.

Hoje, fazer o que precisa ser feito, da melhor forma possível, é condição básica para você ser competitivo no mercado, e está bem longe de ser uma boa definição para alavancar a sua empresa. Ser competente é equilibrar as suas habilidades técnicas com as comportamentais. De nada adianta você ser um técnico nota dez e o seu comportamento ou de sua equipe de vendas, ser crítico. E é esse comprometimento, que vai determinar não só o tempo de vida de sua empresa, como também o tempo de alavancagem da sua gráfica no mercado. E fica aqui ainda uma pergunta definitiva para vocês: vocês fariam os vossos trabalhos com o mesmo entusiasmo se não recebessem nada por isso, ou seja, se vossa gráfica não fosse rentável?


Fonte: PrintConsult

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