A resposta correta à sua pergunta demandaria um completo curso de custos e elaboração do preço de vendas. Primeiramente devemos calcular o custo-hora de cada centro de custos produtivos em sua empresa com a ajuda de um Mapa de Localização de Custos, também conhecido como RKW. Caso seja muito complicado para sua empresa elaborar este mapa (Leia os artigos publicados por Rosana Blasio em nosso Site), a Printconsult desenvolveu um sistema simplificado, para o qual você necessita levantar os custos de mão de obra direta e seus encargos sociais (por máquina) conhecer o valor das máquinas para efeito de depreciação, ter um balancete gerencial simplificado, das despesas gerais da sua empresa, conhecer a área ocupada por cada equipamento e ratear posteriormente o salário da chefia e a retirada do proprietário, dividindo este custo pelo número de horas produtivas de cada máquina.
Para a elaboração do orçamento dos impressos, você tem que ter algum conhecimento sobre cálculo de papel, conhecer os tempos de acerto de máquina, ter uma noção da velocidade média de impressão e calcular:
Matérias Primas, Chapas, as diversas máquinas por onde irá passar o serviço, calculando o set-up (acerto) e o tempo de produção, inclusive da mão de obra manual do acabamento. Na seqüência você acrescentará os serviços de terceiros como, por exemplo, o fotolito, a laminação ou plastificação, a colagem manual se efetuada por terceiros, etc. A soma destes itens lhe dará os custos de produção.
Sobre os custos de produção você, para chegar ao preço de venda, deverá acrescentar os Custos Especiais de Venda (CEV) que incluem os Impostos e Taxas, as Comissões de Vendas, os Custos Financeiros, o Frete e outros Custos de Venda que porventura você venha a ter. Finalmente não podemos esquecer do LUCRO que somado ao CEV resultará em uma taxa que você aplicará sobre os custos de produção. (Leia sobre isso igualmente em artigos de nosso site)
Acreditamos que será mais proveitoso para o companheiro gráfico, se fizer um curso de custos & orçamentos ou mesmo se adquirir um software de custos, junto a uma das empresas acima citadas.
Fonte:
PrintConsult