Estabelecer metas para a sua empresa, nem sempre é fácil, pois muitas vezes, você mesmo não sabe direito o que deseja. Pro outro lado, estabelecer metas e deixá-las somente registradas na cabeça não é a maneira mais adequada para o sucesso de sua gráfica.
Entra ano e sai ano e sempre prometemos a mesma coisa: Vou implantar treinamentos em vendas, vou comprar uma máquina nova, vou atender clientes de outra cidade, vou... vou... vou... fazer tudo que não fiz no ano passado. Mas será que fará mesmo? Será que estas metas serão cumpridas? Será que já existe um documento registrado ou será que elas estão somente em sua cabeça?
Se estiver somente em sua cabeça não é um registro, não é um documento e não vai ajudá-lo a obter sucesso. Pouquíssimas pessoas elaboram o seu planejamento de metas com a devida clareza do que se pretende para o dia seguinte quanto mais para daqui a um, três, cinco ou dez anos. Ansiar pelo sucesso, sem antes estabelecer uma meta definida é o mesmo que procurar uma agulha num palheiro. Aliás, é pior que isso. É o mesmo que procurar a agulha sem mesmo saber como ela é e ao encontrá-la, não saber reconhecê-la.
Para todos os acontecimentos importantes na empresa existe um documento escrito. O seu imóvel tem uma escritura. O dia do registro da sua empresa também foi uma data marcante e está no contrato. Diante dessa constatação o planejamento de sua empresa para 2007/2008 tem de estar registrado também, porque tudo que é importante tem que ter um registro.
Dificilmente uma pessoa admite a possibilidade de uma gráfica não ter um planejamento para o seu desenvolvimento. Isso é correto e inadmissível. Para uma gráfica é o mesmo que assinar a falência de todo um investimento e atestar a falta de tino profissional e empresarial de seu dirigente, é a porta aberta para ser esmagado pelo concorrente.
O sucesso é decorrência de um planejamento, um documento escrito, detalhado, palpável e possível de ser visualizado, idealizado e vislumbrado, o qual consiste em muitas etapas das quais escolhemos as 5 etapas principais:
1. Definir o que se deseja realizar. Ter convicção do seu desejo.
2. Traçar claramente o prazo que deseja alcançar a meta (isso significa determinar dia, mês e ano). Nesta etapa você definirá claramente a data para alcançar as metas.
3. Escrever, com clareza e precisão, quais as metas, quanto tempo levarão para ser atingidas, a data de início de cada passo e o que você vai fazer para alcançá-las. O resultado que você obtiver será diretamente proporcional ao que você fizer.
4. Ação. Esta é a etapa mais importante. Consiste em partir para a ação imediatamente! Talvez você esteja pensando que agora não é o momento oportuno, que ainda não está preparado e que a executará, em breve, se tudo correr bem. É necessário que você saiba que o SUCESSO não é algo OPORTUNO e que mesmo as coisas inoportunas têm o seu devido valor. Portanto, comece hoje mesmo, pois se você não agir nada acontece.
5. Acompanhar diariamente as ações, como se seu objetivo já estivesse sido alcançado. O acompanhamento é uma propriedade realizadora e fantástica, além de controladora dos planos, que todos nós temos.
Cada uma das etapas para o planejamento e aplicação de metas requer a devida atenção para que o resultado seja de conquistas e realizações. Basta empenho e coragem para expor o que você realmente deseja. As dificuldades na elaboração desse documento valem a atenção para serem superadas, pois é através desse valioso documento que se conquistará o sucesso em todos os âmbitos da sua empresa.
Fonte:
PrintConsult