O Compem (Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa Industrial) e o Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente) da Fiems reuniram, no fim da tarde do dia 20/09, no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, empresários das indústrias gráficas com representantes da FatecSenai Campo Grande e do Sebrae/MS para tratar de ações e serviços demandados pelo segmento. Na oportunidade, o presidente do Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de Mato Grosso do Sul), Aníbal Teixido, e o presidente da Abigraf/MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica em Mato Grosso do Sul), Julião Gaúna, detalharam as necessidades das indústrias gráficas do Estado.
Durante a reunião, Aníbal Teixido e Julião Gaúna apontaram como principais demandas do segmento a participação em feiras e congressos, capacitação técnica e empresarial e cursos sobre licitação – com foco no pregão eletrônico, meio ambiente e palestras técnicas. Eles destacaram que, atualmente, Mato Grosso do Sul tem cerca de 270 indústrias gráficas, das quais 180 estão ligadas ao Sindigraf/MS. “Ao inteirarmos os parceiros sobre as nossas demandas, eles poderão desenvolver ações para atender os empresários”, disse Aníbal Teixido.
Para o presidente do Compem da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro, ao promover esse tipo de encontro, o Conselho cumpre o papel de articulação em busca do atendimento as necessidades de cada setor. “O Sebrae/MS aproveitou a reunião para informar sobre o lançamento de um projeto a respeito do formato adotado pelos órgãos públicos para aquisição de produtos. Trata-se do Projeto Fomenta, que será lançado nos dias 25 e 26 de outubro em Três Lagoas”, pontuou, completando que, na primeira semana de outubro, o Compem vai promover uma reunião com empresários para detalhar melhor esse projeto.
Segundo Anibal Teixido, a reunião foi excelente e a expectativa é de que os parceiros possam desenvolver ações com vistas a atender as necessidades do setor. “Precisamos realizar as ações para conseguirmos desenvolver ainda mais o setor”, disse. Julião Gaúna destacou que a reunião está dentro das necessidades da micro e pequena empresa gráfica. “Esse tipo de reunião, além de nos trazer a possibilidade de fomentar o crescimento e desenvolvimento do setor, de também valorizar o empresário local”, declarou.
Também participaram da reunião o vice-presidente do Compem da Fiems, Raul Alves Barbosa, o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, o representante do Coema da Fiems, Douglas Macente, o gerente da unidade de indústria e projetos estruturantes do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, e o assessor do Sebrae/MS, Augusto Castro.