Jornais pernambucanos tiveram dificuldades de circulação no último fim de semana devido à greve dos gráficos, iniciada na última sexta-feira (4), noticia o G1. O Jornal do Commercio não chegou às bancas durante todo o sábado e atrasou a entrega para os assinantes no domingo.

Em sua página inicial, o Jornal do Commercio pediu desculpas aos leitores e disponibilizou o acesso à versão on-line, exclusiva para assinantes, para todos até a situação se normalizar. Segundo Filinto de Melo, dono de uma banca de jornais, em Recife, alguns títulos chegaram normalmente. "Os jornais Diário de Pernambuco, Aqui PE e Folha de Pernambuco chegaram. Só ficou faltando o Jornal do Commercio".

Divergências entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Pernambuco (Sindgraf-PE), que representa jornais impressos e gráficas comerciais, e patrões, durante a negociação salarial, levaram à paralisação das atividades. "A gente está em campanha salarial e a proposta que o patronato coloca não dá para os trabalhadores aceitarem. Assim que o sindicato paralisou as atividades, entrei em contato com o sindicato patronal, que me informou que os jornais não estão abertos à negociação".

Os gráficos pedem aumento salarial de 15% sobre o piso de R$ 944,  pago aos profissionais que trabalham nos jornais, e de R$ 718, aos trabalhadores que atuam em gráficas. O sindicato patronal apresentou uma contra proposta de 7,3%.


Fonte: Portal Imprensa

Todos os direitos reservados - © 2011

Rua Custódio Serrão, 335 - São Paulo / SP

Telefone: (0xx)11 3625-0001 / Fax: (0xx)11 3625-1382

RGB Comunicação - Agência de Internet e Produtora de Vídeo