O futuro da impressão, certamente será digital. Todos os sistemas de impressão terão em futuro próximo a mesma infra-estrutura digital onde o “Workflow” será a coisa mais importante.
A concorrência na indústria gráfica terá mudanças significativas e com isso, velocidade e qualidade, aliadas ao preço, darão o rumo de mercado. Gráficas digitais irão concorrer com copiadoras e vice-versa, alem de que ambos irão concorrer com impressores do sistema offset. Além disso, teremos ainda as impressoras com dados variáveis, bem como a introdução de sistemas JDF com equipamentos e workflow totalmente automatizado e controlado à distância e que participarão das grandes concorrências, muitas vezes com vantagens.
A linearização.colorimétrica será peça fundamental nas impressões do futuro. O sistema de impressão offset não irá desaparecer, sofrendo, porém uma mutação para a digitalização a fim de torná-lo um sistema mais competitivo. Da mesma forma, a flexografia dominará determinados mercados (principalmente na embalagem) que ainda hoje sofrem forte concorrência da impressão offset.
Fonte:
PrintConsult