Com o objetivo de manter e ampliar as conquistas da categoria, Francisco Wirton assumiu neste final de semana a presidência do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Guarulhos e Região (Stiggua). Aproximadamente 1500 pessoas acompanharam o evento, realizado na cidade de Mogi das Cruzes.
A vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) e o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Rodolfo Machado, prestigiaram a atividade. Marcaram presença também lideranças sindicais, entre elas o presidente estadual da Força Sindical Danilo Pereira. Presidentes ou representantes de sindicatos de outras localidades acompanharam a posse - Santos, Bauru, Sorocaba, Jundiaí, Campinas, ABC, Osasco e Barueri.
Eleito presidente com 98% de aprovação, Chiquinho, como é conhecido no meio sindical, disse que em sua gestão vai dar continuidade e ampliar os projetos lançados por Nicola Iazzetto, seu antecessor. Além disso, conta, “pretendemos aproximar o trabalhador e o Sindicato. O canal com a direção do Sindicato está aberto. Sempre que tiverem, tragam suas demandas e reivindicações”.
Durante sua intervenção, Luiza Cordeiro parabenizou a atuação do Sindicato na defesa dos interesses dos trabalhadores. “Um sindicato de trajetória admirável. Está organizado nacionalmente desde 1923, e nesses 89 anos cumpre seu papel perante a categoria. Nosso mandato na Câmara está à disposição, é uma extensão das lutas dos trabalhadores”, declara a parlamentar.
Chiquinho, em seu primeiro discurso oficial aos gráficos, agradeceu a confiança dos trabalhadores e trabalhadoras, dos colegas sindicalistas e pregou a união dos trabalhadores. “Meu compromisso primeiro é com a categoria. Vamos manter uma postura irredutível com relação à defesa da classe trabalhadora. Vamos atuar também de maneira a unir cada vez mais os trabalhadores e incutir a consciência de que o protagonista da Nação é ele, é ela. São os trabalhadores quem geram a riqueza da Nação, por isso precisam ser mais valorizados”, frisa.
Antes do encerramento da atividade, mencionando o Dia do Gráfico comemorado em 07 de fevereiro, Luiza sugeriu que a data seja de homenagem, de reflexão e também de ação. A vereadora comunista ainda aproveitou para incentivar uma maior participação feminina no movimento sindical, na base e direção.
“Quero sugerir a realização de uma ação de incentivo a leitura nesta data importante. A materialização da história e do conhecimento produzido pelo homem passa pela atividade do trabalhador Gráfico que confecciona livros, jornais, revistas, documentos etc. Esse conhecimento precisa ser socializado e penso que uma ação de incentivo a leitura, no dia do Gráfico, ajuda a disseminar o bom hábito de ler”, conclui.
Fonte:
Vermelho